Global Info Display – GID

By Fazerbox



Introdução

Este é um tutorial para instalação e personalização do GID, que tem por objetivo tornar o uso deste plugin o mais simples possível.

Caso o usuário pretender se aprofundar no assunto, sugiro ler o manual oficial do GID, com versões em inglês e italiano, situado na pasta “Plugins\GID\Docs”.


Download do GID – Versão 1.1.4

Link: Full GID1.1.4 rFactor_GSC plugin


Instalação

Para que o GID funcione com sucesso, é necessário que existam estes dois programas no PC:

A) DirectX End-User Runtimes from Microsoft.

Link: http://www.microsoft.com/en-us/download/details.aspx?id=35

B) Microsoft Visual C++ 2008 Redistributable Package (x86)

Link: http://www.microsoft.com/en-us/download/details.aspx?id=29

Sugiro instalar o GID normalmente e, caso o mesmo não funcione, tentar instalar os programas acima citados.

Como instalar:

1) Renomeie o arquivo d3d9.dll original do GSC, presente na pasta raíz do game para qualquer outro que você prefira. Ex: d3d9ORIGINAL.dll
2) Renomeie o arquivo executável original, também presente na pasta raíz do game, para rFactor
3) Arraste, ou copie e cole os arquivos do Plugin para a pasta raíz do GSC.
4) Edite o link para o jogo que esta no seu desktop para o arquivo copiado com o nome de "rFactor", assim sempre sera iniciado o executável correto.

Configuração do GID

1. Instale o GID e inicie uma corrida offline;
2. Uma vez no GSCEx, antes de clicar em “RACE”, digite SHIFT + PAUSE para resetar a posição do mapa;
3. Clique em “RACE”, agora você estará no box. Quando dentro do pit, o GID usa o layout de box para mostrar as informações;
4. Ao sair do pitlane, o plugin mudará para o layout da sessão em que você estiver: treino, qualy, corrida...;
5. Caso queiras mudar o layout, seja modificando a posição das informações ou adicionando/removendo informações, use CTRL + SHIFT + SPACE para selecionar as caixas. Dica: mantenha pressionado CTRL + SHIFT e pressione SPACE quantas vezes forem necessárias para selecionar a caixa que você queira mexer;
6. Escolha uma caixa qualquer e movimente o mouse para reposicioná-la, e aperte ENTER para fazê-la sumir ou reaparecer;
7. Para aumentar o tamanho da caixa selecionada, pressione CTRL + SHIFT + SETA PARA A DIREITA, e para diminuí-la, pressione CTRL + SHIFT + SETA PARA A ESQUERDA. Note que as setas podem ser pressionadas quantas vezes forem necessárias para se atingir um valor ideal de ampliação ou redução;
8. Repita os passos 5, 6 e 7 até que todas as informações que julgues necessárias estejam na tela, devidamente posicionadas e dimensionadas;
9. Ao pressionar o zero no teclado numérico, o piloto escolhe as opções para o mapa: circuito completo, apenas o trecho onde o piloto se encontra ou mapa desligado;
10. Caso o piloto opte por um layout único para todas as sessões, pressione ALT + SPACE, e selecione a opção “Layout to All Sessions”;
11. Se a opção for para um layout para cada sessão (box, treino livre, qualify, warmup, race e treino privado), basta criar o layout correspondente, pressionar ALT + SPACE e selecionar a sessão para o qual o layout deve ser atribuído;
12. Caso o piloto desista das mudanças realizadas, basta abrir o menu com ALT + SPACE e escolher a opção “Reset Layout”;
13. Se, em algum momento, for necessário desativar temporariamente o GID, basta pressionar CRTL + SPACE, e fazer a mesma combinação para reativar o plugin.


Dicas

Entre todas as informações possíveis no GID, existem duas que merecem uma atenção especial, por apresentarem opções de personalização: Grid e LCD.

Grid:
Caixa que exibe as posições dos pilotos, bem como a diferença entre eles, podendo também exibir a velocidade máxima de cada um.
Com o rFactor rodando, pode-se alterar o número de pilotos exibidos nesta caixa, bem como a largura da caixa, de tal forma que, quanto mais larga a caixa, mais caracteres serão exibidos dos nomes dos pilotos.
Com a caixa Grid selecionada, as dimensões são alteradas da seguinte forma:
CTRL + SETAS ESQUERDA E DIREITA: Aumenta ou reduz o número de caracteres exibidos para o nome dos pilotos;
CTRL + SETAS PARA CIMA E PARA BAIXO: Aumenta ou reduz o número de pilotos exibidos na caixa. Neste caso, existe uma particularidade: O líder da sessão é empre exibido e não entra nesta contagem. Para facilitar o entendimento, basta iniciar uma corrida offline com vários AI's, e vá modificando a quantidade de pilotos exibidos de acordo com sua preferência.
Nesta caixa, existem duas informações que não podem ser editadas de dentro do GSCEx: A exibição, ou não, da velocidade máxima de cada piloto, e a referência para a definição das diferenças entre os pilotos, se para o piloto ou para o líder.
Para efetuar estas modificações, deve-se editar o arquivo gidconf.txt, situado na pasta “Plugins\GID”, e localizar o seguinte:

//0=Relative to ME. 1=Relative to Leader. 2=Gap with Previous car, 3=Best Lap, 4= Last Lap
Grid_Mode =1
Grid_Maxspeed =YES
Grid_FilterClass =ALL


Caso se deseje que as diferenças exibidas sejam em relação ao líder da prova, manter o Grid_Mode em 1. Se a opção for exibir as diferenças em relação ao seu carro, troque o 1 por 0 (zero).
Para a velocidade máxima de cada piloto não ser exibida, basta alterar o Grid_Maxspeed para NO
O Grid_FilterClass só deve ser mexido em situações em que carros de várias categorias estejam andando o mesmo tempo, como em provas de Endurance. O manual oficial do plugin possui informações acerca desta opção.

LCD:
É o painel, digamos, “virtual”, que apresenta informações como rotação do motor, marcha usada, velocidade etc.
O GID possui uma grande variedade de LCD's, que podem ser selecionados da seguinte forma:
- Selecione a caixa LCD;
- Pressione ALT + SPACE para abrir o Menu;
- Selecione a opção SELECT OBJECTS;
- Com a seta para baixo selecione LCD e, com a seta para a DIREITA, navegue pelas opções de LCD disponíveis;
- Ao escolher o LCD de sua preferência, basta sair do menu, com ALT + SPACE.

É bom salientar que alguns LCD's são tão completos que dispensam a exibição de várias outras caixas, o que pode deixar a tela mais limpa, sem aquele monte de informações espalhadas, que podem atrapalhar a visualização da pista e dos adversários, principalmente em monitores menores.

O manual do GID possui uma descrição detalhada das informações exibidas nos LCD's.

Medidor de combustível
Por incrível que pareça, o medidor de combustível do GID é mais preciso que o original do GSCEx, motivo pelo qual seu uso é totalmente recomendado.
Além da precisão, o medidor de combustível do GID apresenta 2 informações importantíssimas para a estratégia de corrida: O consumo da última volta e a estimativa do quanto ainda se pode andar com o combustível que resta no tanque, tanto em voltas quanto em tempo.

Para quem possui mais de uma instalação do GSCEx
Aos pilotos que possuem várias instalações do GSCEx, não é necessário configurar o GID em cada instalação.
O macete aqui é configurar tudo em uma instalação, e copiar o arquivo gidconf.txt para as outras instalações do GSCEx, que já devem, claro, ter o GID instalado.

Considerações finais

Espero que este tutorial ajude os pilotos a instalar e configurar o GID com o mínimo de dificuldade possível, e deixo o espaço aberto para troca de informações acerca deste excelente plugin para o nosso GSCEx.

_________________
IMAGEM1 - Click para aumentar
Immagine

IMAGEM2 - Click para aumentar
Immagine