Personalizar pintura de carro no rFactor - GSC

No Automobilismo Virtual é possível contruir sua equipe para participar dos eventos com a mesma seriedade do automobilismo real. É um processo que exige profissionalismo e foco. E uma das parte mais importantes desse trabalho é criar uma identidade visual para sua equipe, de maneira que os outros pilotos te identifiquem nas pistas. Essa tarefa vai exigir um pouco de conhecimento de Design e domínio sobre o Adobe Photoshop. Então vamos aos princípios básicos.


Para personalizar a pintura do seu carro em qualquer simulador (rFactor, GSC, FTruck, Assetto, RaceRoom, etc...), é preciso:


- Adobe Photoshop - Link para o Photoshop CS2 (Free): Windows Serial number: 1045-1412-5685-1654-6343-1431 ou 8MEH-RU7JQ-ACDRM-MQEPR-G3S23-FEMBR-ACED
- Plugin da NVidia para o Photoshop (para salvar a pintura no formato .DDS) Link para o Windows 64-Bit
- Template no formato .PSD do carro


Antes de iniciar o trabalho no Photoshop, é preciso instalar o Plugin da NVidia para salvar em DDS.


Os templates utilizados para personalizar os carros no rFactor normalmente são divididos em diversos arquivos .PSD. Um para a carenagem, outro para os vidros, outro para rodas, outros para capacete e macacão, etc.
Uma vez aberto o arquivo .PSD no Photoshop, eles possuem várias camadas. Cada camada é uma arte separada, um detalhe representado separadamente para não comprometer o desenvolvimento do arquivo como um todo. Se você não gostar de uma arte feita em uma cada, você pode apagá-la sem perder tudo já feito. Normalmente as camads são máscaras com linhas, faróis, logotipos e marcas básicas no chassi, reproduzindo fielmente as linhas do carro. A ordem das camadas deve ser levada em consideração, como se elas fossem empilhadas. As camadas acima ficam com a imagem sobreposta. Camadas acima de todas terão imagens que ficarão por cima de qualquer marca das camadas abaixo dela.


Para criar camadas novas, aperte SHIFTt+CTRL+N. Note que ela será criada um nível acima da camada atualmente selecionada.


Para inserir uma imagem no Photoshop, salve a imagem no seu computador e abra apertando CTRL+O. Selecione a imagem inteira com CTRL+A, copie com CTRL+C, vá até o arquivo de pintura do carro e cole com CTRL+V. Para ajustar o tamanho, selecione a camada com o arte copiada e aperte CTRL+T. Aparecerá as alças de ajuste para redimensionar e rotacionar a imagem. Use o SHIFT apertado para manter as proporções da imagem sem distorcê-la.


Lembre-se sempre de salvar o arquivo em .PSD para editá-lo depois. Para converter em textura, salve primeiro em extensão BMP. Depois, abra o BMP e salve na extensão D3D/DDS. Caso você não tenha esta opção de extensão, precisará fazer o download do plugin que possibilita isso:


Para testar a pintura no rFactor, é preciso criar uma pasta com o nome da equipe dentro da pasta GameData/Vehicles/"NomeDoMod". Dentro dela, coloque os arquivos DDS na seguinte disposição: seunome.dds (carenagem) e seunomewindow.dds (para os vidros). Entre ainda em uma pasta de equipes padrão, copie o arquivo ".veh" e cole na pasta de sua equipe, junto com os DDS. Para que você consiga ver seu carro com seu nome na lista de veículos do jogo, abra este arquivo .veh com o bloco de notas, e altere as linhas de comando:


DefaultLivery=seunome.dds (nome do arquivo da textura)
Driver="seu nome"
Description="numero do carro + seu nome"


*Atenção: Se você estiver com uma pintura que o servidor não tenha, ou vice-versa, você não conseguirá entrar no servidor do jogo. Nunca tente entrar com uma pintura personalizada que só você tem, pois não dará certo. Em categorias com pinturas personalizadas todos os participantes devem ter o conjunto de pinturas, chamado de carset, que todos devem baixar para ter tudo funcionando em harmonia.